sexta-feira, 2 de maio de 2008

Questões...

1. O que você conservaira e o que mudaria na Educação atual?
2. Dê um exemplo de cada tipo de processamento de informação: lógico-sequencial, hipertextual e multimídico (explicando);
3. Qual a diferença entre informação e conhecimento?

Reflexões/Respostas

1. Mudaria tudo e conservaria nada, pois, segundo o texto de Moran, atualmente, temos um ensino em que predominam a fala massiva, um nº excessivo de alunos por sala, professores mal preparados, mal pagos, poucos motivados e evoluídos como pessoa. Sobre os aluno: temos muitos que mais valorizam o diploma do que o aprender, que fazem o minimo p/ serem aprovados, que esperam ser conduzidos passivamente e não exploram todas possibilidades que existem fora ou dentro da unidade escolar. Sobre a infro-estrutura: esta costuma ser inadequada, salas barulhentas, pouco material escolar avançado, tecnologias pouco acessíveis à maioria.

"Avançaremos mais pela educação positiva do que pela repressiva. É importante não começar pelos problemas, pelos erros, não começar pelo negativo, pelos limites. E sim começar pelo positivo, pelo incentivo, pela esperança, pelo apoio na nossa capacidade de aprender e mudar"(MORAN, 2006, p.30).

2. processamento de informação lógico-sequencial: é expressa na linguagem e na escrita, em sequencial espacal ou temporal, dentro de um código(linguagem), se estivermos concentrados em objetos específicos muito determinados, predominará provavelmente o processo sequencial.
processamento de informação hipertextual: podemos processar a informação de forma hipertextual, contando histórias, relatando situaçoes, ampliando-se. Sua construção é lógica, coerente, sequencial, mas que vai se ramificando em diversas trilhas possíveis.
processamento de informação multimídica: atualmente processamos mais a forma multimídica, a leitura é cada vez mais sequencial, as coneçoes são tantas que o mais importante é a visão ou leitura em flash, uma leitura rapida, dando assim uma interpretação rapida. O construção do conhecimento multimídico, é mais livre e menos rigido, passam pelo sensorial, pelo emocional, e pela organização do racional, uma organização provisória. Se temos de dar respostas imediatas, precisamos do processamento multimidico. Ex.: TV, diversos meios de comunicação.

3. A informação e conhecimento, primeiramente é importante ressaltar que estão ligadas. O conhecimento, se dá fundamentalmente no processo de interação, de comunicação. A informação é o primeiro passo para conhecer. Na informação, os dados estão organizados dentro de uma lógica, de um código. O conhecer/conehicmento, é integrar a irformação no nosso referencial, no nosso paradigma, apropriando-a, tornando-a significativa para nós. pois o conhecimento não se passa, o conhecimento cria-se, se constrói.

1 comentários:

Katya disse...

Bia, muito crítica sua reflexão, parabéns!
Ótima deleção de citação!!
Mas faltaram os exemplos de processamento de informação hipertextual e lógico-sequencial :-(
Na diferenciação de informação e conhecimento não era para simplesmente copiar a fala do autor :-(