sexta-feira, 2 de maio de 2008

Diário de Aprendizagem - 8ª Aula

Professora, espero colocar tudo no blog, exatamente tudo o que foi proposto, só que estou tendo dificuldade em colocar na ordem...o que vem antes do que, por exemplo, a senhora pediu:
Relacionar o filme Mona Lina com o Livro Moran, os seguintes aspectos:
aos desafios de ensinar e educar com qualidade
as dificuldades para mudar na educação
caminhos que facilitam a aprendizagem
conhecimento pela comunicação e pela interiorização
o docente como orientador/mediador de aprendizagem
as propostas de utilização da televisão e do vídeo na educação escolar.


Depois a senhora não comentou mais sobre, vou por na 8ª aula. Acho que o que importa é que fiz.rsrsrs

Neste post, vou falar muita coisa, coisas de várias aulas, se ficar dificil de interpretar(esse meu medo), me de um toque. Obrigada. Beijao e bom feriado.


6 passos do filme, meu grupo escolheu HAPPY FEET, já foi mandado o nome no nosso grupo, inclusive o trabalho esta pronto só falta a parte do power point(a senhora vai explicar melhor na proxima aula, certo?).
Quero colocar meu mapa conceitual refeito no blog (formato paint), e vou fazer um post só p/ isso não sei se pode.
Sobre a relação do filme (MonaLisa) e o texto Moran, vou já colocar.(aqui mesmo).

Relacionar o filme Mona Lina com o Livro Moran, os seguintes aspectos:

O filme MonaLisa mostra pessoas que vivem numa tradição, no qual até hoje é seguida por muitos, principalmente pela escola. O texto tras supostas soluçoes para mudança, é um novo paradigma a enfrentar, e o filme mostra uma professora que segue a mesma linha de raciocinio de José Manuel Moran, portanto a relação dos aspectos a ressaltar são os mesmos para ambos.

- aos desafios de ensinar e educar com qualidade

Bom ressaltar, que, a sociedade ensina. Educamos de verdade quando aprendemos com cada coisa, pessoa, ou idéia que vemos, ouvimos, sentimos, lemos, compartilhamos e sonhamos; quando aprendemos em todos os espaçoes que vivemos: na família, escola, no trabalho, no lazer etc. Ensinar e educar é participar de um processo, em parte, previsível, o que esperamos por exemplo de uma criança no fim de cada etapa e em parte, aleatório, imprevisível.

Definição de ensino de qualidade, segundo MORAN:

-uma organização inovadora, aberta, dinamica, com um projeto pedagógico coerente, aberto e participativo, com infra estrutura adequada, atualizada, tecnologias acessiveis, rapidas e renovadas.

-uma organização que congreguem professores bem preparados, intelectuais, emocionais e eticos.

-uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectualmente e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.


- as dificuldades para mudar na educação

"Temos grandes dificuldades no gerenciamento emocional, tanto no pessoal como no organizacional, o que dificulta o aprendizado rapido. São poucos os modelos vivos de aprendizagem integradora, que junta teoria e pratica, que aproxima o pensar do viver "

As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque desse contato saímos enriquecidos.


- caminhos que facilitam a aprendizagem

Aprendemos realmente quando nós conseguimos transforar nossa vida em um processo permanente, paciente, confiante e afetuoso de aprendizagem.


- conhecimento pela comunicação e pela interiorização

Conhecer envolve muita coisa, algum delas são: conhecer é relacionar, integrar, contextualizar, saber, desvendar, é conseguir chegar ao nivel de sabedoria. Interagiremos melhor se soubermos interiorizar, se encontrarmos formas mais ricas de compreensão, que proporcionarão novos momentos de interação.


- o docente como orientador/mediador de aprendizagem

O papel do professor é fundamentalmente o de um orientador/mediador.

Orientador/mediador intelectual: Informa, ajuda a escolher as informaçoes mais importantes; Orientador/mediador emocional: Motiva, incentiva, estimula, organiza os limites, com equilibrio, credibilidade, autenticidade, empatia; Orientador/mediador gerencial e comunicacional: ajuda a desenvolver todas as formas de expressao, de interação, de sinergia, de troca de linguagens, conteúdo e tecnologias; Orientador ético: ensina a assumir e vivenciar valores construtivos, individual e socialmente.


- as propostas de utilização da televisão e do vídeo na educação escolar.

Começar com videos, mais simples, mais facies, partir para os mais complexos. Mostrar videos: como sensibilização, ilustração, simulação, com conteúdo de ensino, video com produção, integrando o processo de avaliação.

1 comentários:

Katya disse...

Olá, minha querida, é muito gostoso acompanhar seu blog, parece que estamos próximas, conversando...
Você começou bem a relação do filme com o texto do Mran, mas depois esqueceu do filme e ficou só no texto :-(