quarta-feira, 14 de maio de 2008

Diário de Aprendizagem 9ªaula

Para mim esse livro do Moran, ele soa como um "alerta", pelo menos para mim que estou me formando Pedagoga, que poderei ser: professora, orientadora pedagogica, gestora de uma escola, cordenadora de uma escola. E me pondo numa maneira a lidar indiferentes desses cargos citados, lidarei com e "sempre" com a realidade, ñ fecharei meus olhos para atualidade, encararei tudo de frente, dificuldades haverá sempre em meu caminho, mas elas as dificuldades só me vencerão se eu deixar, pois tenho muito, esse livro mostra isso, a tecnologia em si, é abrangente, mas ñ impossivel, e se ela está presente e mais tarde está muito mais, ñ podemos ignorar essa nova realidade, é um paradigma a enfrentar assim como o construtivismo na educação, algo novo e que se analisarmos BEMMMMM, os dois andam lado a lado.
Hoje, analisando com o que vejo na escola(faço estagio) o livro se encaixa em alguns aspectos na educação que observo hoje. Por exemplo:
Trabalho numa escola, educação infantil, fico só em uma sala, sou auxiliar de tres anos nela. E observo que a professora tras para as crianças coisas cotidianas, fotos figuras, na divercificada aparelhos telefonicos, teclados, controles remotos etc. A professora, tras revistas para eles folhearem, revistas atuais. ela trabalha com a realidade deles, uma vez no dia tem um momento que se chama roda de conversa, sempre sou eu que pergunto, converso com eles.
O que vem de bom, e que dá para relacionar com o livro é exatamente isso. A professora é excelente, vejo nas tecnicas dela muito do que eu aprendo na FASB, talvez porque ela fez FASB, rsrsrs. O uso do Portfólio, um método acredito eu construtivista, algo significativo, do cotidiano da criança, se foi trabalhado coisas DA REALIDADE da criança é nessa parte que relaciono com o livro.
Sempre baterei na mesma tecla, acredito muito, e finalizo minhas observaçoes, falando que. O construtivismo tem tudo a ver e ANDA lado a lado com a tecnologia.
Pois:
Construtivismo: é um método, que trabalha na criança o processo de aprendizagem, as "coisas" a serem trabalhadas A REALIDADE da criança, tudo que é significativo para criança. Em fim muitas caracteristicas.
Tecnologia: ATUALIDADE, em tudo há tecnologia.


RESUMO EM TOPICOS:

Antes de fazer meu resumo, quero dizer que gostei do autor, gostei do livro, ele pode ser trabalhado em várias disciplinas da faculdade, mas na de tecnologia "caiu como uma luva". E são poucos os tópicos, porque em poucos tópicos dá para fazer um resumo OBJETIVISSSSSSSSSIIIMMO, rsrsrrs, e resumido hsuahsaushuahsua =)
As palavras do Moran são fortes, sempre com um objetivo, smepre fundamentando sua linha de raciocinio, de facil entendimento.

RESUMO:
-muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais.
-a educação é o caminho fundamental para transformar a sociedade.
-as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula.
-ensinar é um processo social.
- a sociedade ensina.
- a familia ensina.
-a escola ensina.
- o educador autentico é humilde e confiante.
-as mudanças na educação dependem tambem dos alunos.
-APRENDEMOS MELHOR QUANDO vivenciamos, experimentamos, sentimos.
-a informação e o conhecimento estão ligados.

0 comentários: